8.7.07

Impressão da Expressão

L'esprit de l'escalier. Engraçado. Mas um engraçado sarcástico. E o pior. Um sarcasmo de si mesmo. O que me gera uma sensação, de certa forma, boa.

Aquele exato momento em que você termina uma conversa que, literalmente, ficou sem poder de ação. Sem palavras. Apenas olhando pra baixo e ouvindo. Sem nenhum insight pra sair uma única palavra que possa amenizar a situação. As palavras vão te enterrando e tem até um momento que elas começam a se embolar na sua cabeça. Onde ouvir, cansa. Cansa porque é muita informação que você perde até o rumo. E simplesmente você vira as costas e vai embora.

E eu to falando deste exato momento. O qual vem exatamente àquela inspiração e você pensa no que podia ter dito. E a resposta cairia certinha. Um desarme. Tudo o que você precisava. Mas infelizmente, ela veio 20 minutos depois.

Um francês chamado Diderot, no seu livro Paradoxe sur le Comédien, utilizou uma expressão que cai exatamente nessa situação, l'esprit de l'escalier. Que numa tradução ao pé da letra significa o espírito da escada. Que é quando você vai embora, descendo as escadas, você pensa no que podia ter dito. O espírito da escada é a frase que teria decidido à discussão se não fosse pelo fato de já ser tarde demais.

Que bom que isso não acontece só comigo. Algo a dizer?

5 comentários:

Anônimo disse...

uHuHu... Faco um trato com voce... Voce me fala o que pensou e me da 20 minutos para pensar numa resposta... Fechado!?

037 disse...

Deal. E estou com o seu presente nas mãos. Em cores. Seu estilo feito por mim.

Anônimo disse...

Sedex 10!?

Anônimo disse...

Tu fez faxina nesse blog né?! uHuHuhUHu

037 disse...

Somente na barra de cima e no meu livro. Te falei ontem que terminei moreno.