29.6.07

Anima Mundi

A animação e o ócio criativo. Eles são separados por uma linha tênue. Acredite. O problema é o tamanho desse muro “fino” que divide os dois. Engraçado que quando mais você se vê do lado do ócio, mais o tamanho do muro aumenta. Acho que devia ser ao contrario. A consciência da falta de algo deveria trazer caminhos para se adquirir esse algo. Mas funciona de forma inversa. Assim como a vida. Vale a pena dar uma lida nesse texto do Charlis Chaplin.

A coisa mais injusta sobre a vida, é a maneira como ela termina. Eu acho que o verdadeiro ciclo da vida está todo de trás para frente. Nós deveríamos morrer 1º, se livrar disso logo. Daí, viver em um asilo até ser chutado para fora de lá por estar muito novo. Ganhar um relógio de ouro e ir trabalhar. Então você trabalha 40 anos até ficar novo bastante para aproveitar a sua aposentadoria. Aí você curte tudo, bebe bastante, faz festas e se prepara para fazer a faculdade. Depois você vai pro colégio tem várias namoradas, vira criança, não tem nenhuma responsabilidade, se torna um bebezinho de colo, volta para o útero mãe, passa seus últimos 9 meses de vida flutuando... E termina tudo com um ótimo orgasmo.
(Charles Chaplin)


De qualquer forma, vim falar de quem ta do lado oposto do muro. O Festival Anima Mundi vai acontecer no Rio e aqui em São Paulo. Trata-se do maior festival de animação da América Latina que ocorre desde 1992. Serão exibidos curtas, médias, longos, seriados e comerciais. E também tem a parte pratica, com muitas palestras, oficinas e workshops. Trata-se muito mais de um festival do que uma mostra competitiva. Mas com certeza o Anima Mundi Web, concurso de animações para internet, desperta a curiosidade em muita gente. Vale a pena conhecer algumas animações que já circularam por la. Existem várias delas no youtube.

Esse ótimo filme de 2003, The God, criado pelo Konstantin Bronzit do estúdio de animação Russo chamado Melnitsa, mostra o Deus Indiano Shiva na sua forma de Nataraja. Shiva faz parte dos 3 principais Deuses Hindus. Brahma, o criador do universo, Vishnu, que é aquele que preserva o universo e Shiva, aquele que destrói por conta do mal ter tomado conta. E que talvez daqui a alguns anos, acho que seja hora de Shiva entrar em ação.

Nataraja representa o Deus da dança. E existe todo um simbolismo em cada aspecto. Assim como Ele pisa nas costas de um “pequeno bebe” que representa a ignorância. E também a Flor de Lótus que existe na base e tudo mais. Aqui tem um site que explica tudo isso.



Ps: Queria ver se o vídeo da Cicarelli entrasse nessa disputa. Animação tem de montão ali.

Um comentário:

Anônimo disse...

Estaremos la Fê. Bem legal o blog. Divertido. Bjs.